NOTA AOS FILIADOS DO SINPRF/DF
Em razão do ocorrido no dia 10 de dezembro de 2024, no Aeroporto de Florianópolis, e que se tornou de conhecimento público, manifestamos o seguinte:
A falta de urbanidade e o tratamento rude e descortês por parte de alguns policiais federais não estão alinhados com a missão da Polícia Federal, cuja finalidade é defender a sociedade e zelar pela Constituição Federal.
Nesse contexto, lamentamos profundamente a abordagem realizada por policiais federais a um cidadão — policial rodoviário federal, em serviço, e filiado ao SINPRF/DF. A condução dessa ação foi marcada por atitudes inábeis, desrespeitosas e contrárias aos direitos humanos, resultando em um tratamento indigno, incompatível até mesmo para aqueles que cometem crimes.
Repudiamos veementemente tal conduta e reforçamos nosso compromisso de cobrar providências junto aos órgãos competentes. Acompanharemos de perto as medidas que forem adotadas, reiterando a necessidade de que situações como essa se tornem cada vez mais raras.
Nossa luta é para que os policiais sejam reconhecidos pela sociedade como prestadores de um serviço público de excelência, pautado no respeito e na dignidade.
Ressaltamos, ainda, que acreditamos tratar-se de um caso isolado, que tal conduta demonstrada por estes policiais federais não seja reflexo da categoria.
Por fim, defendemos que seja realizada uma apuração imparcial e célere, de modo a esclarecer os fatos e responsabilizar os envolvidos, conforme os preceitos legais.
SINPRF/DF
FENAPRF